a arte do slow cheesecake

31 Jul

Estava agora fazendo um trabalho que envolve economia, sustentabilidade e tecnologia, e me lembrei de uma tendência da qual falei a pouco tempo no meu blog NextNow: Slow Fashion.

“In a loud, crowded, crazy world, it’s good for the soul to live better by living slower”

O termo slow fashion vem mesmo de uma contraposição à ideia do fast fashion, que nada mais é do que a rápida absorção das tendências por parte dos grandes magazines e a massificação das mesmas. O fast fashion ainda é o que impõe aos consumidores a ideia de que aquela calça larga já está ultrapassada e agora é hora de usar calças justérrimas. Aquela sua blusa xadrez então, esqueça! Pode deixar guardada para a sua próxima festa junina. O slow fashion, então, prega tudo aquilo que é durável, no sentido de qualidade e durabilidade no seu armário e no seu corpinho. Prega também a busca por produtos éticos, sejam eles feitos de produtos orgânicos ou de maneira socialmente responsável como um todo. Em última instância, o slow fashion também abre espaço para as swap parties (ou o famoso troca-troca) ou anda para iniciativas como o Enjoei (enjoou? Passe adiante vendendo ou trocando).

Bom, mas o que tudo isso tem a ver com o cheesecake?

O cheesecake é que tem a ver com tudo isso. O cheesecake é um doce slow, poderia ser classificado como uma slow food ou um slow dessert. Não dá para fazer, tirar do forno e comer. Nada de fazer como aqueles deliciosos bolos secos (que eu adoro, basta ver na historinha) que podem ser comidos ainda quentinhos. O cheesecake fica aproximadamente 50 minutos no forno, depois descansa 2 horas fora do forno, para depois descansar mais 6 horas na geladeira. Só com este processo leeeeento é que a torta está finalmente pronta para comer. A história é que o cheesecake sai ainda um pouco molengo do forno e só terminar de endurecer (sem rachar ou perder sua leveza) no gelinho.

Então, se eu posso esperar no mínimo 7 horas para ter uma torta perfeita, não é justo eu chama-lo de slow cheesecake?

It is good for the soul!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: