as origens do cheesecake

31 Jul

Acredita-se que os cheesecakes teem origem na Grécia antiga. E olha que interessante! Acredita-se também que os cheesecakes eram servidos para os atletas durante os primeiro Jogos Olímpicos, ocorridos em 778 a.c.

Da Grécia os Romanos teriam levado a idéia do cheesecake pela Europa e, séeeeculos depois, ele teria sido levado para a América pelos imigrantes e se transformado no famoso cheesecake que conhecemos hoje.

Mas, vendo as receitas e as variações de doces feitos com queijo por aí, parece que cada região do globo adotou o conceito do cheesecake, de uma forma ou de outra, adaptando a receita ao gosto local e incluindo sabores regionais.

O New York Cheesecake é o mais famoso deles. Leve e com sabor marcante. Tem sempre um pouco a mas de gema de ovo e um toque de limão (que digo para vocês, faz uma enorme diferença!)

O Cheesecake Italiano geralmente usa ricota, o que faz com que ele fique um pouco mais seco e mais compacto. Eu teste fazer uma receita com ricota, em Gênova, e coloquei um pouco de mascarpone para adicionar mais gosto e textura à receita. Ficou uma bomba calória mas deliciosamente bom.

Os franceses preferem um queijo chamado Neufchatel e geralmente adicionam gelatina ao preparo (este queijo foi o que deu oriegem ao creem cheese que conhecemos hoje, já que em uma tentativa de reproduzi-lo um produtor acabou criando o novo queijo)

Os gregos podem usar ricota, e outros queijos mais específicos como mizithra, farmers, feta, ou uma combinação de queijos. Enquanto os alemães usam o cottage ou um queijo chamado quark. Os japoneses (eu vou fazer um japonês!), por sua vez, incorporam maizena e claras em neve para um efeito mais leve.

Mas ao provar algum desses outros estilos, talvez o que se tenha é a sensação de que “bom, isso é até gostoso, mas não é um cheesecake”, já que para nós, o verdadeiro e consagrado é o novaiorquino. Mas quem vai poder afirmar de que ele é o mais próximo do original?

queijos

Advertisements

2 Responses to “as origens do cheesecake”

  1. chefaporter July 31, 2009 at 4:17 pm #

    Então cheesecake é um quitute olímpico? Nunca poderia imaginar…
    Fiquei bem curioso em relação a variação do doce japonês. Dá pra fazer uma cobertura de doce de feijão.

    • luanazeredo July 31, 2009 at 4:25 pm #

      Sim, pois é. Pelo jeito os atletas se deliciavam depois de disputaram em suas respectivas modalidades. Sinal que cheesecake é festivo e é bem energético 🙂 Sim, o japonês parece bem interessante mesmo, e fica mais esponjoso. Pensei também no doce de feijão (que eu adoro!) mas achei que ficaria exótico por demais. Beijos e obrigada pela participação!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: