medo de clara em neve

27 Sep

ponto-da-clara-em-neve

Eu sempre fugi de receitas que tinham clara em neve. Perdi boas oportunidades por isso, mas também preservei minha auto estima por não correr o risco de ver as claras desandarem como neve em ponto de derretimento no fim do inverno. Aquela mágica de fazer com que a parte transparente do ovo se transformasse em algo fofo, lindo, brilhante e super branco sempre me assustou e me pareceu dessas coisas dignas de mágicos ou experts.

Fugi como o diabo foge da cruz até que me deparei com o incrível merengue – o francês, o italiano, e todas as suas variações… – e seu invariável ingrediente principal: as claras em neve. O maluco é que o merengue soma duas coisas das quais tenho medo: clara em neve e calda de açucar em ponto de alguma coisa.

Contando com a ajuda de dois queridos-entendidos, o Léo e a Camila, vou tentando me acostumar com a ideia de que bater claras em neve não é uma coisa tão misteriosa assim, e que alguns truques podem ajudar, como colocar uma pitada de sal para ajudar no ponto ou ainda levar a calda e a clara juntas antes de bater na batedeira.

Até porque, para fazer um bom merengue nos moldes tradicionais, o cozinheiro tem que ser praticamente um polvo com muitos braços capazes de controlar o ponto da calda, controlar o ponto da clara, colocar um fio de calda quente enquanto a clara bate antes que a clara chegue ao ponto de clara em neve… me lembra uma história do meu avó com os patos Kosher, mas eu conto mais tarde.

Advertisements

One Response to “medo de clara em neve”

  1. Juliana September 30, 2009 at 9:52 am #

    Lulu! Eu aprendi a bater clara em neve na mao! Foi na base da raça mesmo, porque tivemos que fazer um tiramissu na Sardegna e nao tinhamos utensilios tecnologicos pra ajudar… e deu certo!!! eu fui a unica entre 3 mulheres, uma italiana e uma argentina, a conseguir realizar a tal proeza. Eita braço musculoso de mãe de primeira viagem!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: