brincadeira sustentável

14 Oct

Muito se fala sobre sustentabilidade e as várias formas de atingi-la. Para mim, sustentável é aquilo que é equilibrado, quando se coloca tudo na balança e o saldo final é positivo para o meio ambiente. Se você precisa andar 10km para reciclar o óleo de cozinha ou tem coleta seletiva em casa e anda de carrão, algo aí está desequilibrado. Mas o maior desequilíbrio, no entanto, está no consumo em si, já que em geral compramos mais do que precisamos e não experimentamos o contentamento e a plenitude de cada experiência. Desperdiçamos uma parte daquilo que o objeto, roupa, eletrodoméstico pode nos dar porque acreditamos piamente que precisamos de um novo, diferente, mais moderno.

Uma das indústrias que mais alimenta este comportamento, além da indústria dos eletroeletrônicos e modernidades tecnológicas, é a da moda, que incute na cabeça do tolos, categoria na qual eu me incluo, necessidades fugazes de novas cores, shapes e modelos. Agora é a vez dos nudes e do jeans claro larguinho. Até o mês passado imperavam os jeans escuros super justos e os xadrezes. E assim as roupas vão sendo descartadas e deixadas de lado, até que voltem à moda dali a algum tempo – e elas sempre voltam.

As swap parties surgiram então como uma forma divertida de renovar o armário sem gastar mais, apenas trocando aquilo do que não se gosta mais por algo que estava guardado a tempos na gaveta de alguém de bom gosto.

E se a gente enjoa das roupas, por que as crianças não enjoariam também de seus brinquedos? A cada novo dia das crianças ou Natal aparecem novas tentações, que enchem as lojas, os brakes comerciais e a caixinha de desejos das crianças. E a cada nova data, alguns novos entram no armário enquanto outros são deixados de lado. Por isso, achei genial a ideia do Escambinho promovido pela Roupa de Quintal no próximo sábado, estimulando as crianças a trocarem brinquedos, renovando seu acervo e passando adiante seus “enjoos”.

escambinhodaquintal

A Maribel disse que vai levar a Susy ciclista 1978 dela, eu levo a minha Barbie bailarina 1987!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: